sábado, março 26, 2011

Gostusuras à vista...

Imaginei que poderíamos fazer uma coisinha interessante aqui no querido blog, os posts de sábado e domingo serão diferentes - culinária e viagens; receitas bacanas, curiosidades e tal, e imagens bonitas, locais bons de se visitar... Espero que seja uma escolha vitoriosa!

revista Vida Simples - fev. 2011

De onde vieram as guloseimas clássicas da gastronomia brasileira???

1. Nordeste - Quindim: Uma das bases da culínária nordestina, o coco é a primeira opção para abrasileirar um doce português. Nas terras de além mar, o quindim era conhecido como docinho do céu e levava amêndoas.

2. Pernambuco - Bolo de rolo: Os portugueses queriam preparar o bolinho colchão de noiva, feito em camadas com creme, mas não encontraram amêndoas. Daí recorreram à goiabada, original do Rio de Janeiro, mas também consumida na região.

3. Bahia - Cocada: O coqueiro foi trazido por portugueses de cabo Verde e se deu melhor por essas paradas do que em países onde existiam a mais tempo. A cocada é uma adaptação brasileira de doces de frutas secas com mel e cristalizadas, como perada e marmelada.

4. Goiás - Alfenim: Apesar de não ser mais comum no Brasil, esse doce de origem árabe é um dos mais antigos adotados por Portugal, e permaneceu inalterado por séculos. É típico das Festas do Divino, leva açúcar, água, limão e polvilho e tem formas divertidas como animais e objetos.

5. Minas Gerais - Doce de Leite: Esse nasceu nas ilhas portuguesas do atlântico com o advento do açúcar e se criou na América Latina, ganhando uma história em cada lugar e virando quase uma lenda no Uruguai e Argentina.

6. Sul - Cuca de banana: A cuca de farofa, tipo de bolo alemão chamado Streuselkuchen por lá, ganhou aqui a adição da banana. A fruta, por sinal, provavelmente também não é nativa do Brasil.

Nenhum comentário: