quinta-feira, abril 07, 2011

Na noite todos os gatos são pardos???

Os gatos podem até ser, mas o seu jardim, se bem iluminado, não será o mesmo!!!

Dicas infalíveis da revista Casa e Jardim, visitem o site.

Noites tropicais
As lanternas trazem uma atmosfera romântica sem igual para o pergolado forrado com Sapatinho de judia. Nas lanternas são colacadas velas, mas para dar um "up" na iluminação das pérgolas podem ser usados spots no chão com foco para a estrutura.


À meia-luz
Para a área da piscina uma iluminação interessante é a que traga bem estar, ou seja, nada extremamente forte, mas há que se destacar a vegetação. Spots focam as plantas de maior destaque, e os espetos fazem o bailizamento dos caminhos.




Sob os Holofotes
Espécies herbáceas pedem volume para atrair os olhares do público, e nada melhor do que luz intensa com focos abertos em spots flexíveis. Para aqueles que fizeram o projeto de iluminação posteriormente a construção, podemos esconder alguns fios sob os seichos rolados...



  

Luzes da cidade
Para as varandas, que estão crescendo com o passar dos anos e dos projetos, precisamos de escolhas objetivas e eficientes já que nem sempre é possível tanta intervenção. Os vasos, aqui, são muito bem vindos, podendo esconder uma iluminação desde que haja uma tomada por perto.  Lamparinas a velas são super atuais, além de criar um clima perfeito - tanto no chão como penduradas ou apoiadas nos móveis.



Dicas para iluminar jardins
Espécies de pequeno porte pedem lâmpadas de potências menores, de até 50 W. Para espécies maiores, é necessário, no mínimo, o dobro disso. Nesse caso, os modelos AR111 e PAR38 são os mais indicados.

Spots iluminam com eficiência os contornos de vegetações e arbustos de até 2 m. Eles são maleáveis e podem ser direcionados às plantas. Já os espetos possuem um alcance luminoso maior e, na maioria das vezes, são empregados como sinalizadores de caminhos e entradas.

As novas lâmpadas de led têm o mesmo efeito das convencionais, com a vantagem da alta durabilidade e da economia de energia – o consumo chega a ser dez vezes menor. Contudo, por se tratar de uma nova tecnologia, o custo é elevado.

Luminárias de aço inox duram, em média, dez anos. As de alumínio, quatro. Mas não é preciso jogá-las fora quando os problemas começarem a surgir. Alguns modelos disponíveis no mercado aceitam pequenos reparos, como troca de parafusos e fiação, além de nova pintura.

Para iluminar um vaso, opte pelo sistema led. A lâmpada não queima a planta e, por ser menor, pode ser camuflada com facilidade.

Nenhum comentário: